segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Fórum das ADs participa da primeira reunião técnica com o governo




A primeira reunião de caráter “técnico” para discutir a incorporação dos 70% da CET (Condições Especiais de Trabalho) – reivindicação ocorrida desde novembro de 2009, pela classe docente do estado da Bahia, – aconteceu na manhã desta sexta 24/09 após solicitação do Fórum em acelerar o processo de negociação.

Estiveram presentes na reunião representantes da Aduneb, Adusc, Adusb, Adufs e Andes - SN bem como o coordenador da CODES/SEC, Clóvis Caribé, e o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, Adriano Tambone.

Em reunião os representantes do governo argumentaram mais uma vez sobre o limite prudencial vivido pelo estado. Com isso, eles levaram à mesa a proposta de incorporação de apenas 10% para janeiro de 2011 e o restante a ser incorporado no período de 4 anos. “Essa incorporação de 10% é o que está no nosso limite para o cumprimento até com a outra gestão”, disse Clóvis.

Diante desta irrelevante proposta, o Fórum das Ads entende que esse percentual não atende a demanda do Movimento Docente. “O aumento de 10% não tira a Bahia do nível de um dos piores salários do Nordeste a menos que a incorporação seja acima de 40%”, enfatiza Gean Santana, novo coordenador do Fórum das ADs.

Após discussão ficou deliberado uma nova reunião para o mês de outubro (como data a ser definida) onde o governo apresentará um calendário de negociação para os próximos quatro anos, bem como um quadro salarial atualizado das IEES nordestinas e um estudo sobre a evolução do orçamento das UEBA comparando os três últimos governos.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Fórum das ADs discute conjuntura e organiza Encontro das UEBA




Representantes das ADs (ADUSC, ADUSB, ADUFS E ADUNEB), reuniram-se na tarde da última segunda, 13/09, na sede da ADUNEB, em Salvador para discutir as atividades do Movimento Docente. Análise da conjuntura, X Encontro dos Docentes das UEBA e a Comunicação do Fórum foram pontos abordados em reunião.

Dando início as discussões, os diretores presentes relataram as principais necessidades da categoria docente. Analisando a conjuntura atual e mantendo o patamar de um dos piores salários do nordeste além de outros problemas enfrentados, representantes dos docentes ressaltaram: “Acredito que devemos reivindicar de forma mais dura essas pendências. Precisamos mostrar no seio da Universidade sobre os ataques do governo já que a lei eleitoral não permite que mostremos à sociedade tamanho descaso”, diz o diretor da Adusb, Alexandre Galvão.

Nesse sentido, os professores decidiram que, em novo encontro, as diretorias se manifestarão sobre a possibilidade de realizarem uma campanha interna de denúncia pela não concessão de pedidos de mudança de regime de trabalho. Além disso, as diretorias buscarão informação sobre o parecer das PJs das UEBA, relacionado a solicitação da CODES ao parecer da PGE.

Quanto à incorporação da CET, cada AD exigirá das reitorias informações detalhadas sobre a quantidade de professores, titulação, classe e regime de trabalho para realizar um cálculo mais detalhado dos impactos da incorporação da CET na folha de pagamento. Uma vez, que a reunião técnica com o governo está agendada para dia 24/09 às 10h na SEC.

X Encontro das UEBA:

Após analisarem o regimento do X Encontro dos Docentes da UEBA, foi decido que o evento será sediado na ADUSB, entre os dias 02, 03 e 04 de dezembro.
Ficando deliberado:

Prazos para a entrega dos textos:

29/10 – prazo final para a entrega dos textos e proposta de plano de lutas das diretorias e da base à organização do Encontro;
15/11 – entrega do caderno de textos da comissão organizadora para as AD.

• Preparação dos textos principais, por tema, ficou definida:

Conjutura – ADUNEB;
Autonomia – ADUSC;
Carreira – ADUFS;
Orçamento – ADUSB.

Finalizando as discussões, os diretores aprovaram o site do Fórum e marcaram nova reunião na ADUSC, para o dia 23/10 às 14 h.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fórum das ADs se reúne com técnicos e definem a pauta emergencial conjunta




Em reunião realizada na manhã desta segunda, 13/09, o Fórum das Associações Docentes se reuniu na sede da Aduneb, em Salvador, com o Fórum dos Técnicos no objetivo de rediscutir a pauta emergencial bem como possibilitar, mais uma vez, a participação dos DCEs a fim da implementação de uma pauta conjunta.

Na ausência de representantes do Movimento Estudantil e entendendo a importância dessa categoria para uma pauta unificada, docentes e técnicos decidiram novamente agendar uma reunião com os DCEs possibilitando uma nova discussão que contemple também este movimento.

Em analise, os dois seguimentos presentes (docentes e técnicos) avaliaram que todos os pontos contemplados são de caráter emergencial. Diante disso, deliberou-se que um ofício, direcionado ao governo, seja protocolado dia 20/09 (segunda) na SEC a fim de solicitar uma reunião com o objetivo de apresentar e cobrar a pauta aprovada.

Caso o governo não se mostre disponível para atender os 3 segmentos, uma nova reunião será realizada, dia 25 de outubro, às 09:00h, na sede da ADUNEB para discutir formas de mobilizações que forcem o governo a entender o caráter de urgência das demandas contidas na pauta conjunta.

Nova Pauta Emergencial:

1. Ampliação do quadro de docentes e técnicos, com base nas demandas das UEBA;
2. Regularização imediata de remuneração aos docentes e técnicos que atuam ou que venham atuar como dirigentes acadêmicos ou exercem funções administrativas de apoio ao funcionamento dos cursos de graduação e pós-graduação.
3. Revogação da Lei 7176;
4. Rubrica específica para implementação de Política de Permanência Estudantil;
5. Cumprimento do Estatuto do Magistério Superior e da Lei 11.375 que reestrutura as Carreiras dos Técnicos;
6. Cumprimento da solicitação orçamentária das UEBA para 2010 – mais verbas para as universidades;
7. Pagamento do adicional por insalubridade;
8. Pagamento imediato da URV;

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Fórum das AD se reúne e discute questões internas do Movimento




Em reunião ordinária, realizada nesta quarta (01) na ADUSB, Vitória da Conquista, o Fórum das AD composto por representantes da ADUFS, ADUSB, ADUSC, ADUNEB e ANDES – SN discutiram extensivamente questões como: Conlutas; Aprovação do Regimento do Fórum e Encontro das UEBA.

No ponto Conlutas foi discutido o CONCLAT e a primeira reunião da CSP-Conlutas.
Em seguida o Fórum analisou novamente seu regimento interno e após aprovação (vide anexo) a coordenação do Fórum foi transferida para a ADUFS e será coordenada pelo professor Gean Claudio Santana (ADUFS).

Encontro das UEBA

No intuito de organizar o próximo encontro das Universidades Estaduais da Bahia o Fórum deliberou:

• Local: a ADUNEB comprometeu-se a discutir com a sua Diretoria, no dia 08/09, a possibilidade de sediar a realização do Encontro das UEBA.

• Período de realização: 02 a 04 de dezembro de 2010.

• Tema central: a definir.

• Sub-temas: - Orçamento
- Autonomia
- Carreira
- Conjuntura

Programação geral:

Dia 02/12/2010
- 14h - Credenciamento
- 16h - Mesa de abertura
- 17h - Aprovação do Regimento
- 18h30min – Coquetel de abertura
- 19h30min às 22h - Debate de abertura

Dia 03/12/2010
- 08h30min – GT Autonomia
- 10h30min – Intervalo café
- 10h45min – GT Orçamento
- 12h45min – Almoço
- 14h30min – GT Carreira
- 17h – Intervalo café
- 17h15min – Plenária Autonomia
- 19h – Atividade cultural

Dia 04/12/2010
- 08h30min – Plenária Orçamento
- 10h30min – Intervalo café
- 10h45min – Plenária Carreira
- 12h45min – Almoço
- 14h30min – Plenária Final
- 17h – Encerramento

Da organização:

• 09 de Setembro - produção do layout
• 13 de Setembro - Proposta de layout a ser apresentado para o Fórum
• 29 de Outubro: ultimo dia para entrega de textos produzidos pelas bases e pelas diretorias
• 15 de Novembro: divulgação do caderno de texto

Entendendo a necessidade de discutir outras questões relacionadas ao Encontro das UEBA o Fórum agendou uma reunião extraordinária para dia 13 de Setembro às 15h na ADUNEB.

Seguidores