terça-feira, 16 de novembro de 2010

Professores das Universidades Estaduais exigem melhores salários



Após um ano de solicitação para que o governo incorporasse os 70% da CET – Condições Especiais de Trabalho - principal reivindicação da Campanha Salarial 2010 dos docentes das estaduais baianas da Uefs, Uneb, Uesb e Uesc, a mesa setorial foi finalmente marcada para esta quarta-feira (17/11).

Para pressionar o governo a não adiar ainda mais as negociações e atender as reivindicações do Movimento, o Fórum das ADs (composto pelos representantes legais das Associações Docentes) aprovou o indicativo da realização de um ato público que acontecerá, às 09h30min, em frente à SEC (Secretaria de Educação do Estado) e contará com a presença de professores das quatro Universidades Estaduais dispostos a reivindicarem seus direitos e tentarem sair do quadro de penúltimo pior salário do nordeste.

O Fórum espera que desta vez o governo cumpra com o prometido e apresente uma proposta justa de incorporação bem como o calendário de negociações e um estudo real sobre a condição salarial das estaduais baianas. Segundo o coordenador do Fórum, Gean Santana, o Movimento Docente não recuará na luta por melhores condições de trabalho e pela educação pública, gratuita e de qualidade. “A categoria já deixou clara a sua disposição para realizar uma greve em 2011 caso o governo continue a fazer propostas desrespeitosas”, afirma.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Governo não apresenta nenhuma contraproposta ao Movimento Docente



A segunda reunião de caráter “técnico” ocorrida na manhã de sexta, 28/10, deixou os representantes dos docentes das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) desapontados, já que o governo não cumpriu com a promessa feita na reunião anterior, datada em 24/09.

Entendendo o desinteresse por parte do governo em acelerar o processo de negociação, os representantes da Aduneb, Adusc, Adusb, Adufs e Andes – SN presentes questionaram o porquê da não apresentação de um calendário de negociação; panorama da condição salarial das estaduais baianas e uma contraproposta de incorporação dos 70% da CET (Condições Especiais de Trabalho).

Após vários questionamentos o coordenador da CODES (Coordenação Desenvolvimento de Educação Superior), Clóvis Caribé se comprometeu a viabilizar uma nova data antes da instalação da mesa setorial – marcada para dia 10 de novembro – para poder apresentar as pendências e tentar mais uma vez dialogar como Movimento.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Fórum das Entidades se reúne e discute ações conjuntas



Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 28 de outubro, na ADUNEB, em Salvador, o Fórum das Associações dos Docentes se reuniu com representante do Fórum dos Técnico-administrativos e estudantes a fim de debaterem questões em torno dos graves problemas vividos pelas Universidades Estaduais Baianas – UEBA, já que o governo não havia atendido a solicitação anterior para discutir questões relacionadas à pauta emergencial .

Entendendo a gravidade dos problemas enfrentados, o Fórum das Entidades analisou a posição do governo e explicitou: “O Estado não pode enxergar a união das três categorias como uma ameaça, e, sim, como cidadãos que querem contribuir de forma significativa para o crescimento das UEBA, e é nesse sentido que temos nos pautado”, diz o Presidente do Fórum dos Técnicos das Estaduais Baianas, Deibson de Souza Cavalcanti.

Após várias discussões, ficou decidido a criação de um calendário de mobilizações com ações conjuntas, tais como: dia estadual de luta; nota paga; panfletagens, carta a comunidade, seminários, dentre outras. Essas ações serão aprovadas em assembléia e confirmadas na próxima reunião marcada para o dia 22 de novembro às 14 h na Aduneb.

Seguidores