sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Fórum das ADs participa do 29º Congresso - Andes-SN




O 29º Congresso do ANDES-SN teve início na última terça, 26, em Belém-PA, tendo como tema “Contrarreforma universitária, ataques à carreira e ao trabalho docente: desafios do Andes na luta em defesa da Universidade Pública”.

A discussão sobre “movimento docente e conjuntura” abriu os debates do Congresso, que se realiza na Universidade Federal do Pará (UFPA). A denúncia da crise econômica mundial e suas repercussões junto à classe trabalhadora brasileira, os ataques do governo Lula ao Andes-SN e as formas de mobilização foram os temas que prevaleceram nas reflexões dos oradores, durante o primeiro dia de Congresso.

Com uma presença expressiva de delegados – cerca de 350 – “antigos” e “novos” representantes da categoria docente das universidades públicas e particulares do Brasil debateram o papel político do ANDES-SN frente à conjuntura nacional e internacional. Nos debates, reafirmou-se a unificação da luta dos trabalhadores, por meio da central sindical que o Andes-SN faz parte – a Coordenação Nacional de Lutas (CONLUTAS), como a melhor estratégia para fazer frente aos efeitos nefastos da crise sobre a classe trabalhadora.

Nesse encontro, o diálogo com a base tem sido reconhecido como uma das principais metas dos sindicatos para enfrentar os desafios que se apresentam para a categoria docente.

Para o coordenador do Fórum das ADs e diretor da ADUSB, Alexandre Galvão, também presente no evento, afirma que o 29º Congresso é de fundamental importância porque nele são discutidos os grandes temas do Movimento Docente como: propostas de carreira unificada, cotas e ataques do governo federal e dos governos estaduais aos direitos trabalhistas dos docentes. “Acredito que as ADs da Bahia podem dar grandes contribuições aos debates. Por outro lado, todo congresso do ANDES é sempre um momento de renovação de nossas forças à medida que, podemos ter contato maior com a realidade de outras sessões sindicais”, enfatiza Galvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores