quinta-feira, 17 de junho de 2010

Fórum das ADs discute teor do documento




Em reunião realizada na Adusc, neste domingo, dia 13 de junho, representantes dos docentes (ADUSB, ADUSC, ADUFS, ADUNEB e ANDES-SN) discutiram cautelosamente sobre o documento apresentado pelo governo (dia 11 de junho).

Após analisarem o crescimento das mobilizações, os anseios da base e os itens da proposta do governo, as três ADs (Adusc, Adusb e Adufs) entenderam que o “termo de compromisso” já é um avanço do Movimento Docente, embora não atenda com precisão as reivindicações da categoria.

Já a Aduneb afirma não reconhecer nesse documento nenhum avanço e reconheça que o referido coloca em dúvida a autenticidade desse compromisso. “O cenário desse documento na Aduneb não corresponde aos anseios da categoria, uma vez que ele não representa um avanço e não garante a reposição integral da CET, além de não fixar prazo e percentual para a incorporação da primeira parcela, em 2011”, argumenta Jean Rego.

Após as falas e as opiniões diversas, os representantes presentes, reviram os itens do documento e discutiram a contraproposta do governo quando a suspensão da greve e das paralisações para firmarem o acordo.“Espero que esse documento não nos faça sentir amordaçados, pois quero olhar para frete e enxergar avanços”, diz o coordenador do Fórum das ADs e presidente da Adusb, Alexandre Galvão.

Dessa forma, os representantes da Adusc, Adusb e Adufs propuseram uma alteração no documento, ficando como encaminhamento:

1. Alexandre entrará em contato com Adriano Tambone nesta segunda-feira (14/06), solicitando que o governo promova as seguintes alterações no Termo de Compromisso, a fim de facilitar a aceitação do acordo por parte das ADs, em reunião a ser agendada para 17/06:
• Suprimir, na introdução do texto, o fragmento: “... em complementação ao Termo de Compromisso encaminhado ao Fórum de reitores e Fórum das ADs em 19 de maio de 2010...”;
• Suprimir, no item 1, a introdução: “Manter a proposta de...”.

2. As diretorias de cada AD deverão recomendar, em suas respectivas assembléias, que a categoria se mantenha alerta e mobilizada, pelo menos em estado de greve, até que se concluam as negociações e a assinatura definitiva do Termo de Compromisso.

Um comentário:

  1. Qual o caráter da reunião com o governo e deputados da base governista (em Salvador) na próxima segunda-feira (21/06), às 10h ?

    ResponderExcluir

Seguidores