terça-feira, 10 de novembro de 2009

Fórum das ADs, dos técnicos e dos alunos discute conjuntura


O ultimo encontro que reuniu os representantes dos docentes, discentes e técnicos administrativos aconteceu no dia 21 de outubro, no auditório da ADUNEB, em Salvador, abordando assuntos comuns as três categorias como: informes, importância da unificação do movimento, esclarecimentos da pauta emergencial e interlocução com o secretário de educação.

Em sua fala inicial, o presidente da ADUSB e coordenador do Fórum das ADs, Alexandre Galvão informou sobre a reunião com o fórum dos reitores, marcada para o dia 27 de novembro em Salvador. “Essa reunião é muito importante para levarmos uma discussão daquilo que estamos pleiteando”, diz Galvão.

Unificação: após várias falas sobre o assunto da unificação, foi um consenso das categorias a necessidade em aprofundar discussões futuras principalmente no que diz respeito às ações que as três instâncias apóiam. “A universidade só tem a ganhar com a unificação, pois nossa bandeira preza por isso, contudo, essa união precisa que ambos estejam de acordo em caminhar em conjunto”, argumenta a diretora da ADUNEB, Maria do Socorro.

Esclarecimentos da pauta emergencial: a discussão sobre a pauta emergencial elencou com a discussão sobre a interlocução com o secretário de educação. Dessa forma algumas preocupações foram colocadas em mesa como a revogação da lei 7176, a ampliação do quadro de vagas, bem como a assistência estudantil. Ficando deliberado que na reunião seriam argumentados todos esses itens caso o secretário Osvaldo Barreto não apresentasse soluções.

Segundo Mateus, estudante e representante do DCE da UESB de Itapetinga há uma preocupação imensa principalmente sobre a ampliação de vagas. “Nosso campus passou e passa por dificuldades muito grandes. A evasão dos professores vai ser tremenda e nós vamos sofrer, ainda mais, com a perda disso, caso essa ampliação não seja deliberada pelo governo. É necessária a reabertura de vagas com urgência”, conclui o estudante.

Após o encerramento da reunião, os três seguimentos se direcionaram a SEC na incumbência de discutirem assuntos da pauta emergencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores